Concessionária e Assistência Técnica Fiat no litoral

Por Juvesa 06/08/2020

     Com a gasolina cada vez mais cara, economizar é essencial. Para isso, não é necessária nenhuma modificação ou mudança no seu automóvel ou moto. Basta mudar os hábitos na hora de dirigir. Economizar combustível não é apenas escolher o posto de gasolina com preços mais em conta e muito menos modificar o carro.

     O primeiro passo é estar com a manutenção elétrica e mecânica do carro em dia. Isso inclui a regulagem do motor, da suspensão, mas também inclui a troca de consumíveis. Como exemplo, temos a vela de ignição, pois, se houver um problema elétrico ou em uma vela,  em uma bombinha ou em um cabo, a faísca não deverá sair no tempo certo. Com isso, em vez de o combustível queimar dentro do motor, ele será expelido para fora, através do escapamento.  Depois de estar com a manutenção em dia, é preciso seguir algumas dicas que farão toda a diferença no final do mês. A seguir:

1. Evite peso desnecessário:  Umas das coisas que pode contribuir para o gasto de gasolina mais rápido é o peso morto. Por exemplo: pneu velho, grande quantidade de roupas, bolsas, pastas cheias de papéis, tudo aquilo que não é necessário, mas você transporta dentro do carro,  e isso faz ele ficar mais pesado. Automaticamente  ele consumirá mais combustível. Você deve tirar do veículo tudo que não é essencial.

 2. Manutenção: A manutenção do carro pode evitar dores de cabeça durante as férias, mas também ajuda muito na economia de combustível. Peças danificadas ou defeituosas aumentam o consumo, pois dificultam o funcionamento do motor e de outras partes do carro. Além disso, essa abordagem pode prolongar a vida útil de todos os componentes. Agende hoje mesmo uma revisão no seu veículo com os profissionais da Juvesa em nossa concessionária FIAT em Torres e em Osório, e tenha a garantia de um excelente serviço.

 3. Pneus: Os pneus são os sapatos dos carros, então eles precisam estar em boas condições, e a calibragem não pode ser esquecida (pelo menos uma vez por semana), pois pneus murchos deixam o carro mais pesado. Como consequência, se estiverem muito murchos pode significar um aumento de até 2,6%  no consumo de combustível.

 4. Vidros fechados: Além do peso excessivo, as janelas abertas podem dificultar a condução do carro em velocidades mais altas. Por exemplo, na estrada devem estar com os vidros fechados. Isso ajuda a melhorar o desempenho aerodinâmico e ajuda a economizar combustível.

5. Marchas: Circular com o carro em ponto morto em alguns lugares obviamente interromperá a injeção de combustível, e muitos motoristas têm esse hábito. No entanto, por razões de segurança, essa prática ainda deve ser evitada. Quando o carro é desengatado, porque não há ajuda do freio do motor, o sistema de freio é mais necessário.  Se você quiser economizar gasolina, mantenha o carro na marcha mais alta e não use o acelerador. Evite também na arrancadas bruscas ou acelerações fortes, pois, no momento que se pisa fundo no acelerador, ocorrerá aumento de gasto de combustível. Além disso, não esqueça de tirar o melhor aproveitamento da força do motor utilizando bem seu câmbio de marchas.

 6. Mantenha o carro sempre alinhado e balanceado: Além dos pneus, é indicado conferir também o alinhamento da direção do carro. Caso ele esteja desalinhado, vai fazer com que os pneus sofram um desgaste irregular e isso pode danificar seu carro e também aumentar o consumo de combustível. Ademais, não esqueça de fazer o balanceamento, que é um processo cujo objetivo é fazer o ajuste dos ângulos das rodas, de modo que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si.

 7. Ar-condicionado só quando necessário: Ele ajuda  a aumentar o consumo de combustível em 2%. No inverno o melhor é evitar usar o ar-condicionado, e abrir um pouco a janela do carro por questão de segurança.

 8. Esquentar o motor do carro: Atualmente os motores mais modernos não precisam mais do tempo de aquecimento do motor.  Nos carros abastecidos com etanol, sim. Principalmente nos dias mais frios. Nesse caso, é primordial deixar esquentar o motor por, aproximadamente,  dois minutos, até você ver que o contagiros chegou em 1900 rotações e estabilizou.

     Quando se trata de economizar combustível, não há nenhum milagre que se possa fazer, mas sim, adquirir hábitos corretos de se dirigir e sempre estar com a revisão do seu carro em dia.