O verão está aí e com ele as viagens para o litoral. Nada melhor que se refrescar e sair da rotina tomando aquele banho de mar! Mas assim como as pessoas que precisam tomar alguns cuidados na hora de ir para praia, com o carro não é diferente.
A maresia, névoa salgada e úmida que vem do mar, rica em cloreto de sódio e cloreto de magnésio, ao ter contato com o veículo, oxidam o material metálico, ao evaporar a água e com o sal permanecendo. Além disso, a areia da praia também causa danos. Por isso, assim como utilizamos protetor solar para se proteger dos raios UVA , UVB e previne o câncer de pele, o carro também precisa dessa proteção, mas contra a brisa do mar. Por isso, preparamos algumas dicas após você chegar de viagem da praia.
Estofamento
Os estofamentos dos carros costumam ser o maior problema para os proprietários de veículos, pois na hora de voltar para casa, geralmente os passageiros e até mesmo o motorista estão com a roupa úmida e com areia. Isso provoca mau cheiro e a proliferação de fungos e bactérias. Para quem tem os bancos de tecido, a impermeabilização é a solução e deve ser feita antes de ir para o litoral. Assim, os bancos ficam parcialmente resistentes contra a água do mar e a qualquer outra sujeira.
Mas se os bancos do seu carro não tiverem impermeabilização, o ideal é que após a viagem para a praia você lave e seque o interior do veículo. Se possível, remova os assentos e limpe a parte externa do carro. Quando as pessoas sentam-se molhadas nos estofados, eles devem ser limpos para garantir que o tecido e a espuma estejam em boas condições.
Já para quem tem carro com banco de couro não precisa se preocupar. Basta fazer a hidratação, conforme orientação do fabricante.
Reduzir os efeitos da maresia
Já a lataria do veículo pede um cuidado mais especial, como por exemplo, antes de pegar a estrada é importante passar uma cera, porque ela vai proteger o carro da oxidação. Mas pós-praia é importante fazer uma revisão geral no seu carro, pois as peças mais prejudicadas com a maresia são as do conjunto de escapamento e as chapas que formam o piso.
Uma dica super importante é que, após voltar de viagem, lave bem seu veículo desde o interior até as partes externas. Durante a lavagem busque passar bastante água antes de ensaboar o carro, assim tirando os grãos de areias que podem riscar a lataria. E para quem mora na praia, o ideal é fazer uma revisão a cada dois meses e lavar semanalmente o automóvel.
Além disso, o recomendado é fazer uma higienização no motor depois de curtir esses dias de descanso e levar numa assistência autorizada para verificar a fiação elétrica, bem como a cabine e o filtro de ar. Fios e conectores também podem ser oxidados pelo ar salino.
Agora para quem vive na região de maresia o recomendado é redobrar os cuidados e após ir à beira-mar lavar o carro pelo menos com um balde de água e fazer uma higienização completa no veículo a cada sete dias. Assim, evita ferrugem e oxidação das partes metálicas do veículo.
Com essas dicas, você pode curtir o verão tranquilamente com seu Fiat. Qualquer dúvida passe na Juvesa!
Fiat Osório
BR 101 km 98 – Nº 987
(51) 3663.8787
(51) 9 8941.0287
Fiat Torres
Av. Castelo Branco, 1650
(51) 3626.9600
(51) 9 8214.0255